segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

EDITAL VESTIBULAR AEDA 2013.1



EDITAL DO VESTIBULAR AEDA 2013.1


        AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE
         Campus Universitário I – Av. Florentino Alves Batista s/n
Araripina  -  Pernambuco     CEP: 56.280.000
             TELEFAX: (87) 3873.1001  -    CNPJ Nº 11.469.541/0001-80
             Site: www.portalaeda.com.br       Email: portalaeda@hotmail.com



EDITAL Nº 12/2012 .2- AEDA

EMENTA: Fixa as normas do Concurso Vestibular 2013.1  das Instituições mantidas pela Autarquia Educacional do Araripe – AEDA para Habilitação aos Cursos de Licenciatura em Letras, Ciências Biológicas, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Pedagogia  oferecidos pela  Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA;  Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Bacharelado em Agronomia  pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – FACIAGRA ; Direito e Ciências Contábeis  pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina – FACISA.

A Professora  MARIA DARTICLEA LIMA MODESTO ,Diretora-Presidente da Autarquia Educacional do Araripe –  AEDA, no uso de suas atribuições legais e fundamentadas na legislação Educacional em vigor, torna público o presente Edital, a quem interessar possa, contendo as normas, rotinas e procedimentos referentes à realização do PROCESSO SELETIVO 2013.1, para preenchimento das vagas oferecidas nos cursos de Licenciatura em LETRAS, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA e PEDAGOGIA pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA,  CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAl  E AGRONOMIA , pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – FACIAGRA  ; DIREITO  E CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina – FACISA,  com funcionamento no Campus Universitário do Araripe I  e II – no Município de Araripina – PE.
1. DO PROCESSO SELETIVO
1.1 A realização do processo seletivo ficará sob a responsabilidade da Comissão Executiva do Vestibular – CEV, a quem caberá o planejamento, a coordenação, a execução e a publicação dos resultados do processo seletivo e resolver todos e quaisquer problemas que por acaso venham a surgir.
1.2 O processo seletivo objetiva à seleção e classificação dos candidatos ao preenchimento das vagas remanescentes nos Cursos de Licenciaturas  em Letras, Ciências Biológicas, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Pedagogia, oferecidos pela  Faculdade de Formação de Professores de  Araripina – FAFOPA -.;  Tecnologia em Gestão Ambiental  e Bacharelado em Agronomia   pela Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – FACIAGRA-,  Direito e Ciências Contábeis , pela  Faculdade de Ciências Humanas e Sociais  de Araripina -FACISA mediante avaliação dos conhecimentos comuns às diversas formas de educação, em nível de Ensino Médio.
1.3  Os  interessados poderão participar do Concurso Vestibular  2013.1, mas os classificados só poderão se matricular no curso correspondente se tiverem concluído o Ensino Médio ou o concluírem até a data da matrícula.

2. DAS VAGAS
2.1. Para o primeiro  semestre letivo de 2013, as Instituições de Ensino Superior mantidas pela Autarquia Educacional do Araripe – AEDA oferecerão as seguintes vagas assim distribuídas:
CURSO
TURNO
 
VAGAS

Letras
Noturno
50
Ciências Biológicas
Noturno
50
História
Noturno
50
Geografia
Noturno
50
Matemática
Noturno
50
Física
Noturno
50
Química
Noturno
50
Pedagogia
Noturno
50
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Diurno/Noturno
50 e 50=100
Direito       Noturno           50
Ciencias Contábeis       Noturno
50
Agronomia
Diurno/noturno
40 e 40=80

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições serão realizadas no período de 13 de novembro de 2012 a 26 de janeiro de 2013 , das 08 às 12h, das 14 às 17h e  das 19 às 22 horas, na sede da Secretaria da Faculdade de Formação de Professores de Araripina – FAFOPA, no Campus Universitário do Araripe I , Aven.Antonio de Barros Muniz, s/n , Centro Araripina – PE, CEP 56.280-000
 3.2 O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 (sessenta reais),  pagável no Banco do Brasil, agência nº 0600-9, conta corrente nº 7032-7, em favor da Autarquia Educacional do Araripe- AEDA.
3.3 Não será permitido o pagamento da inscrição por meio de cheque ou depósito em caixa eletrônico, podendo ser efetuado o referido pagamento por meio de transferência bancária ou depósito, diretamente no caixa (interno).
3.4 O simples recolhimento da taxa não garantirá a inscrição no vestibular.
3.5 Em hipótese alguma haverá devolução da quantia referente à taxa de inscrição.
3.6 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Fotocópia autenticada (frente e verso) da Carteira de Identidade ou documento equivalente, por definição legal;
b) 02 (duas) fotos 3×4, recentes, não sendo aceitas fotografias reproduzidas por  scanner ou meio eletrônico similar;
c) Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais).
3.7 A inscrição também poderá ser feita por terceiro, mediante apresentação da documentação referida no item 3.6, nas seguintes condições:
a) por procuração particular com firma do outorgante, reconhecida em cartório;
b) pelo pai, mãe ou representante legal, mediante apresentação de documentação que comprove esse vínculo, se o candidato for menor de 18 (dezoito) anos.
3.8 É de inteira responsabilidade do candidato, do seu representante legal ou do procurador, ao preencher a ficha-requerimento de inscrição, verificar se todas as informações necessárias estão corretas e completas.
3.9 No ato da inscrição, o candidato ou quem o representar, receberá manual contendo todas as normas, exigências e instruções relativas à sua participação no certame.
3.10 Ao assinar a ficha de inscrição, o candidato declara aceitar as condições e normas estabelecidas para o processo seletivo, constantes deste Edital e do Manual do Candidato.
3.11 O candidato poderá, no ato da inscrição, fazer segunda opção por um dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior mantidas pela AEDA, caso exista a vaga para o segundo curso optado.
3.12 Serão indeferidas as inscrições feitas em descumprimento ao determinado neste Edital.
4. DO CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO
4.1 O Cartão de Identificação, documento indispensável para o acesso do candidato ao local de realização das provas, será entregue no ato da inscrição.
4.2 Ao receber o Cartão de Identificação, o candidato deverá conferir as informações contidas e, havendo qualquer inexatidão, dirigir-se imediatamente ao funcionário responsável pela entrega, para correção.
4.3 O Cartão de Identificação permitirá, juntamente com o documento oficial de identidade, o acesso do candidato às dependências do local de realização das provas.
5. DAS PROVAS
5.1 As provas do concurso vestibular 2013.1 das Faculdades FAFOPA, FACISA e FACIAGRA, serão realizadas no dia 27 de janeiro de 2013, compreendendo 01 (um) conjunto de provas objetivas e uma prova de Redação, abrangendo disciplinas específicas, relacionadas adiante. O conjunto de provas, com duração máxima de 05 (cinco) horas, aplicada no Campus Universitário I – na Av. Florentino Alves Batista s/n, no Município de Araripina – PE.
5.2 As provas do processo seletivo obedecerão ao calendário a seguir:
DATAS
HORÁRIOS
DISCIPLINAS
27-01-13
08:00 às 13:00h
Redação, Língua Portuguesa, Literaturas Portuguesa e Brasileira e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e História.

5.3 O candidato deverá encontrar-se no local das provas no dia e horário agendado.
5.4 O candidato só terá acesso ao local das provas munido do Cartão de Identificação e da Carteira de Identidade (original) ou documento equivalente, por definição legal, com fotografia. Em caso de extravio, perda ou roubo dos documentos de identificação acima mencionados, o candidato deverá apresentar Boletim de Ocorrência, sendo suprida a identificação do mesmo por coleta de impressão digital e assinatura, ficando a cargo da Comissão Executiva do Vestibular resolver os casos excepcionais e os omissos no presente edital.
5.5 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de caneta esferográfica azul ou preta.
5.6 Não será permitido ao candidato, durante a realização das provas, conduzir e utilizar telefone celular, calculadora ou outro aparelho eletrônico de comunicação.
5.7 Com exceção da prova de redação, as questões das demais provas serão de múltipla escolha, com 05 (cinco) opções (A, B, C, D e E) e uma única correta, valendo cada questão, 01 (um) ponto.
5.8 A prova de Redação constará da produção de um texto de no mínimo 20 (vinte) e o máximo de 25 (vinte e cinco) linhas, de acordo com as instruções indicadas no caderno de provas, e valerá, até 20 (vinte) pontos.
5.9 Não serão computadas as questões em branco e aquelas em que o campo de marcação não esteja preenchido integralmente de caneta esferográfica azul ou preta. Serão consideradas inválidas as respostas que apresentarem rasuras ou emendas, ainda que legíveis, ou duplicidade de alternativa assinalada.
5.10 Os quantitativos das questões das provas, distribuídas por disciplinas, serão as do quadro abaix


Prova
Disciplinas
Total de Questões por Disciplinas
Total de Pontos por Caderno de Prova
01Redação 
Língua Portuguesa
Literaturas: Brasileira e Portuguesa
Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol
Matemática
Biologia
Química
Física
Geografia
História
Equivalente a 20 questões
10
05
05
10
10
10
10
10
10
TOTAL

100

5.13 A prova de redação valerá 20 (vinte) pontos, o equivalente a 20 (vinte) questões.
5.14 Se no decorrer do processo seletivo resultar anulação de questão(ões),  a pontuação correspondente  a essa(s)  questão(ões), será(ão) atribuída(as) a todos os candidatos,  indistintamente.

6. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
6.1 Os casos de empate serão resolvidos com a aplicação dos seguintes critérios de desempate, sucessivamente:
6.1.1 Pontuação da prova de Redação;
6.1.2 Pontuação da prova de Língua Portuguesa;
6.1.3 Maior idade.

7. DOS CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO
7.1 Será desclassificado, sem embargo dos critérios de classificação já referidos neste Edital, o candidato que:
7.1.1 Obtiver menos de 5% (cinco por cento) em quaisquer das provas, ou deixar de comparecer a uma das provas do certame;
7.1.32Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais;
7.1.3 Não atender às determinações deste Edital e de seus atos complementares;
7.1.4 Não devolver a folha de redação ou o cartão-resposta;
7.1.5 For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou terceiro, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio que configure transgressão às regras legais e do presente edital.
8. DA CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
8.1 O resultado da Seleção ao Concurso Vestibular 2013.1 das instituições da AEDA  será dado no prazo de 24:00 horas, após o término das provas.
 8.2 Serão considerados classificados, para efeito de matrícula no curso ao qual prestou Vestibular, os candidatos que atenderem os pré-requisitos exigidos neste edital.
9. DOS RECURSOS
9.1 O candidato poderá recorrer do resultado da classificação ou desclassificação, no prazo de 02 (dois) dias úteis; a contar do conhecimento da decisão, no horário de funcionamento das Instituições de Ensino Superiores elencadas no presente edital.
9.2 O recurso deverá ser dirigido à Comissão Executiva do Vestibular, por petição devidamente fundamentada, não tendo efeito suspensivo.
9.3 A Comissão Executiva do Vestibular decidirá sobre o recurso, por maioria de votos, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do término do prazo para o requerimento dos recursos.



10. DA MATRÍCULA

10.1 Divulgados os resultados obtidos no processo seletivo, os candidatos classificados serão convocados, mediante Edital, a efetuarem suas matrículas no prazo de 03 (três) dias úteis, após divulgação dos resultados, sob pena de perda das vagas.
10.2 No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
10.2.1 Certidão de Nascimento ou de Casamento Civil (xerox);
10.2.2 Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral (xerox autenticada);
10.2.3 Certificado de Reservista ou prova de regularidade com as obrigações militares, se do sexo masculino e de mais de 18 anos (xérox);
10.2.4  Cadastro de Pessoa Física – CPF (xerox autenticada);
10.2.5  Comprovante de pagamento da taxa de matrícula (xerox);
10.2.6 Histórico Escolar do 2º Grau original;
10.2.7 Comprovante de Residência.
10.3 Perderá o direito à vaga o candidato classificado que por qualquer motivo não efetuar sua matrícula, apresentando todos os documentos solicitados, no prazo estabelecido no presente Edital.
10.4 As vagas decorrentes da não efetivação da matrícula de candidatos classificados serão preenchidas, até o limite estabelecido neste Edital, por candidatos classificáveis, seguindo-se rigorosamente a ordem de reclassificação, através da publicação de um novo edital.
10.5 A matrícula poderá ser feita por procurador, com poderes específicos, através de instrumento particular, com firma reconhecida, ou instrumento público, mediante apresentação da documentação referida no item 10.2.
11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
11.1 As decisões da Comissão Executiva do Vestibular – CEV serão tomadas por maioria simples de votos;
11.2 As disposições e instrumentos, contidos no Manual do Candidato e na folha de rosto das provas, constituem normas que complementarão o presente Edital.
11.3 A CEV divulgará este Edital nas Faculdades mantidas pela AEDA, nas repartições públicas e nos meios de comunicação.
11.4 Serão nulas, de pleno direito, a qualquer época, a classificação no processo seletivo e a matrícula do candidato cuja inscrição tenha sido feita por meio de documentos falsos e outros expedientes ilícitos, ficando o infrator responsável juridicamente pela ilegalidade ocorrida.
11.5 É vedada a presença de pessoas não credenciadas nos locais de aplicação e correção das provas do Vestibular.
11.6 Após o prazo de 06 (seis) meses, a contar da publicação do resultado do processo seletivo, a documentação entregue pelos candidatos no ato da inscrição, as fichas de inscrição, os cartões – resposta, as folhas de redação e o caderno de provas, utilizados no certame poderão ser incinerados, lavrando-se Auto de Incineração.
11.7 Compete à Comissão Executiva do Vestibular baixar instruções complementares referentes ao vestibular e dirimir os casos omissos.
11.8 Havendo vagas remanescentes, depois de exaurido o prazo para as matrículas dos ingressantes, sem que haja alunos Classificados,  Aprovados e Classificáveis no Concurso Vestibular 2013.1, suficientes para o preenchimento das vagas, será feito um novo Processo Seletivo com alunos que obtiveram média  igual ou superior a 5,0 (cinco) no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), para o preenchimento das mesmas.
PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.
Araripina,    novembro/2012.


MARIA DARTICLÉA ALBUQUERQUE LIMA MODESTO
Diretora-Presidente da AEDA


Odolina Francelina de Carvalho                                                  Jamilson Bandeira
Diretora da FACIAGRA                                                               Diretor da FAFOPA



Morgana de Moura Costa e Silva
Diretora da FACISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário